Entrevista com Eduardo kobra (ObaOba)

Eduardo Kobra era caso de polícia. Ele, como todos os jovens da periferia de São Paulo que se aventuravam no grafite em meados dos anos 80, andava na encolha, com as latas de tinta escondidas na mochila e o rosto sob o boné. Mochila e boné não saíram do repertório deste paulistano de 34 anos, mas a ideia dele agora não é esconder nada. Muito pelo contrário: Kobra quer expandir o trabalho pelos quatro cantos do mundo e já começou muito bem. Acaba de voltar de Paris onde expôs no lendário Louvre, museu que abriga, entre outros patrimônios da humanidade, a Monalisa de Leonardo da Vinci. Na bagagem, trouxe elogios e alguns contatos. Coisa pouca, em Nova York, Paris, Inglaterra, Itália…

Por aqui, o artista plástico tem se dedicado às pinturas 3D no chão. Como eu e você, ele recebeu por e-mail fotografias de obras do inglês Julian Beever que abusou do giz de cera para criar ilusões tridimensionais pelo pavimento de Londres. Mas, com a curiosidade artística que lhe é peculiar, foi atrás de dissecar a técnica, que descobriu chamar anamorfismo. O primeiro teste em larga escala foi um carro na Praça do Patriarca, que já foi parar na tela do Jornal Nacional. Dias depois, Kobra pintava de novo da tela da Globo, dentro do estúdio do Fantástico. O programa filmou todo o trabalho e, no final, o apresentador Zeca Camargo se despediu do telespectador sentado num sofá 3D estampado no chão.

Assista à reportagem do Fantástico com Eduardo Kobra

Mas, se parece que o cara ficou pop demais para a arte de rua, basta caminhar por São Paulo para ver que não mesmo. Ele mantém o trabalho que o consagrou e, apesar da demanda de museus e mostras, quer levá-lo ainda além e fazer de São Paulo “uma galeria de arte a céu aberto”. Afinal, seu trabalho “só tem um significado completo enquanto ele acontece na rua”. Abaixo, você confere os melhores momentos da entrevista que Eduardo Kobra concedeu ao ObaOba, por telefone, de Belém do Pará.

Essa é a introdução da entrevista. Para ler a entrevista acesse:

http://www.obaoba.com.br/noticias/kobra-quer-transformar-sp-em-galeria-a-ceu-aberto

;]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s